As Eleições Chegaram – Coluna ODS

ODS - Os De Sempre Colunas 22 julho, 2021

AS ELEIÇÕES CHEGARAM…

As chapas foram apresentadas para concorrer aos cargos do executivo no Paraná Clube, na última terça-feira. Essa é a eleição para determinar aqueles que terão a caneta na mão para definir os rumos do clube nos próximos anos e, infelizmente, a apresentação das chapas não foi nada animadora.

Os grupos formados são: “Paraná Clube é Futebol!”, “Resgate do Orgulho Paranista” e “Transparência e Responsabilidade”. O ponto positivo é pela primeira vez ter três vertentes na disputa. E para por aí.

A primeira chapa, “Paraná Clube é Futebol!”, apresentou diversos membros conhecidos da torcida paranista (muito mais pelo lado negativo do que positivo). Logo de cara, com conversa para boi dormir de separação do social e futebol no próprio nome, já demonstra seu total desconhecimento da atual situação do clube. Hoje não existe o chamado “Clube Social”, haja vista que, como todas as áreas e estruturas estão penhoradas em processos judiciais, aquilo que interessava a alguém foi arrendado e aquilo que ninguém quis está desativado. Inclusive estes arrendamentos ainda garantem uma pequena receita para que o clube possa honrar (com muito atraso) alguns compromissos. Com as penhoras fica impossível vender estes bens para gerar receita e, se forem a leilão, sequer farão frente às dívidas, não sobrando qualquer valor para o clube. Rapidamente denota-se que o nome da chapa é puro marketing, pois uma chapa que propõe como solução para o clube a separação entre “social e futebol” demonstra um total desconhecimento da atual situação do clube ou uma enorme falta de caráter, e essa não é novidade em alguns de seus integrantes. Ainda se colocam como oposição de algo que eram presentes e defensores até esses dias. Cai quem quer.

A segunda chapa, “Resgate do Orgulho Paranista” traz alguns nomes mais conhecidos dentro do clube do que ao torcedor comum. Um dos nomes apresentados atua como empresário e agente de atletas, o que ao menos causa descrédito aos olhos daqueles que entendem a estrutura de um clube de futebol. O que garante que os integrantes desta chapa não irão usar o clube como vitrine para jogadores agenciados por este membro? O resultado esportivo não será deixado de lado por interesses financeiros pessoais de integrantes? O cargo permite a ingerência no campo, com o privilégio de atletas que sejam de interesse da diretoria, intimamente ligada aos benefícios da exposição de uns em detrimento de outros. Não significa que necessariamente será assim, mas fica a pulga atrás da orelha. A nossa história tem casos semelhantes e temos que aprender com ela, ainda que gostemos de repetir erros em excesso.

A terceira chapa, chamada de “Transparência e Responsabilidade”, se cadastrou no pleito sem divulgar os seus integrantes com a justificativa que a comissão eleitoral precisava aprovar. Pouco depois foram descobertos os nomes. Também são pessoas sem conhecimento do público geral e com atividades pequenas dentro da vida do clube. A análise mais aprofundada desta chapa fica pendente no presente momento.

Chegou a eleição para substituir de forma definitiva o covarde que pulou do barco “deixando o clube melhor do que estava quando ele chegou” e as chapas não apresentaram nada animador até o momento. A luz no fim do túnel, quase apagada, acaba sendo tapada ainda pelo que se apresenta nesse pleito. Uma coisa extremamente necessária para o clube, que é a alteração e renovação do estatuto, sequer foi citada por qualquer uma das chapas até o momento.

Infelizmente, mais uma vez, os paranistas irão às urnas com a extrema responsabilidade de eleger “o menos pior”. Já vimos esse filme e olha onde estamos, próximos da Série D. Se as chapas apresentadas não conseguem nos apresentar um horizonte animador, a eleição daqueles que trouxerem o menor prejuízo ao clube no seu mandato é importante, devendo todos os paranistas irem às urnas para não deixarem que aqueles que votam com interesse decidam o futuro, mesmo que cheio de incertezas, do nosso clube.

ODS – Os De Sempre



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play


*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.