No dia 19/12/2009 este portal organizava, em complemento à então Avalanche Tricolor, um belo jantar de aniversário em um restaurante de Santa Felicidade, com a presença de ídolos da nossa história. Nossa última alegria desportiva havia sido em 2006, com o título paranaense e a classificação à Taça Libertadores da América, três anos antes. O clube já dava sinais claríssimos de dificuldades, mas isso não nos impediu de convocar os paranistas a vivenciarem um evento de puro paranismo.

No dia 14/12/2012, novamente a Paranautas realizava um dos maiores eventos já realizados em alusão a qualquer conquista do Paraná Clube, em homenagem aos 20 anos da conquista da série B de 1992, primeiro título nacional do Tricolor. O Paraná, naquele ano, havia acabado de disputar uma – até então – impensável série Prata do campeonato paranaense de futebol. Já se passavam seis anos desde nossa última alegria desportiva e o prognóstico para o retorno a um lugar ao sol já era bem sombrio. E, mesmo assim, quase 200 tricolores reuniram-se, congregaram-se e celebraram, inclusive junto de seus ídolos, as melhores sensações de torcer pelo Tricolor.

E por que começamos nosso texto de aniversário citando isso?

Porque, nas últimas oportunidades em que nos manifestamos, já deixamos claro o quanto a Paranautas quer o bem do clube e já atuou (e ainda atua) sempre buscando o melhor para o Tricolor por meio de várias frentes de ação. E citar tudo aquilo de novo seria repetitivo, enfadonho e nada esperançoso, além de potencialmente bélico.

Então decidimos falar do quanto não tivemos vergonha de celebrar o tesão de torcer pelo Paraná Clube, mesmo em momentos tenebrosos. E não nos furtaríamos de manter esta postura neste momento também.

Já se foram mais de 4 anos desde nossa última conquista desportiva. Em resultados, estrutura e saúde institucional, o clube entrou em parafuso nos últimos dois ou três anos. E nem por isso vamos deixar de expor o quanto o Paraná Clube importa para nós.

Por isso, hoje, dia em que a Paranautas completa 24 anos, encorajamos você, torcedor tricolor, a expor nossas cores. Se você tiver alguma peça ou acessório da Paranautas, vista ou exiba. Tire fotos, nos marque nas redes sociais, seja na Vila, seja onde você estiver. Se não tiver nada da Paranautas, faça isso com qualquer material do Paraná Clube. Mas ARROTE ao mundo que o Paraná vive, seja na UTI, seja com a saúde de um atleta de ponta.

Pedimos isso para que siga valendo a pena cada esforço – pequeno ou grande – que cada um de nós (da Paranautas ou não) já fez por esse clube. E é deste modo que encaramos cada momento em que acompanhamos o Paraná, desde a era da internet discada até os tempos atuais da banda 5G: cada esforço sempre vale à pena, nem que seja pela sensação da tentativa.

Celebremos. Afinal (e isto não temos vergonha de repetir exaustivamente toda vez), enquanto houver um canto do mundo com um paranista empunhando nossas cores, haverá sentido para a existência do Paraná Clube. E talvez não haveria tanto sentido em nossa existência sem o Tricolor.

Diretoria

Paranautas.com



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play