Carta Aberta ao Elenco e Comissão Técnica do Paraná

Prezados, 

Talvez este seja o momento mais crítico da história do Paraná Clube, o que consequentemente os envolve diretamente nesta situação. 

Sabemos que quando uma tragédia acontece, dificilmente ela ocorre por um fator isolado apenas. Da mesma forma, entendemos que vocês não são os únicos responsáveis pelo cenário tão desolador que está se desenhando para o nosso amado Clube. Porém, diante de tantas perguntas sem respostas para nós torcedores, principalmente sobre questões administrativas que fogem da alçada de vocês, reflexo de más decisões tomadas historicamente pelos gestores, dos quais entendemos que os atuais (os quais sequer sabemos quem são de fato atualmente) devem se posicionar publicamente por representarem uma grande instituição como o Paraná Clube, não vemos outra saída a não ser lhes fazer um encarecido apelo.  

Neste momento, ao invés de mais cobranças e palavras que tragam demérito a vocês, deixamos registrado aqui nosso forte apoio a este grupo de jogadores e comissão técnica até que o nosso destino final neste Campeonato Brasileiro esteja definido. Entendemos que não foi à toa que este mesmo grupo ficou por 12 rodadas dentro do G-4, e independente de fatores externos e extracampo, ele precisa resgatar esse espírito que nos colocou entre os melhores para podermos reagir. Vocês não desaprenderam como se joga bola e vocês mesmos já mostraram que o impossível no futebol é relativo. Ou será que já esquecemos o que vocês fizeram contra o Bahia de Feira? 

Nosso apoio é, antes de mais nada, a instituição Paraná Clube, sua torcida, assim como aos atletas e comissão que entrarão em campo para defender nossas cores. Não para qualquer pessoa que passa ou passou por sua gestão.

Para quem tem uma situação financeira tão delicada como sabidamente é a nossa, a série C não é um mero descenso. É praticamente uma sentença decretada. E, esperamos profundamente, que nenhum de vocês esteja conformado em ter uma tragédia dessas no currículo.

Independentemente da próxima temporada precisamos pensar no hoje, no agora. Vocês defendem uma camisa que já foi campeã brasileira em 92, venceu o módulo amarelo da JH em 2000, representou o Brasil na Libertadores e que mandou nesse estado por muito tempo. Essa camisa para nós é um manto sagrado, e que mesmo contra tudo e contra todos, segue viva. A última vez que jogamos a série C foi em 1990, no primeiro ano em que disputamos competições oficiais, quando subimos para B, e nas temporadas seguintes para a A, onde figuramos frequentemente por quase duas décadas. Pedimos para que joguem pelos torcedores e pela honra deste Clube. Nós estaremos aqui no ano que vem, e nos próximos, e para semPRe, independente do que ocorra. E nesse momento, quando muitos jogam pedras e alguns já largaram mão, optamos por apoiá-los publicamente, porque acreditamos que vocês podem reverter essa situação e buscar as vitórias que faltam para um final de temporada digno. 

Mas também joguem por vocês. Por suas famílias, por seus filhos, seus sonhos, seus objetivos pessoais, suas realizações. Motivação = motivo que leva a ação. Cada um tem o seu motivo. É algo interno. Não externo. Que cada um de vocês descubra o seu nessa reta final de competição, para que juntos, possamos ter a ação de tirar o time desta situação delicada. Que vocês possam retomar a confiança e jogar com muita atenção e vontade! Provem que vocês encarnam o que o Paraná é: o Paraná é guerreiro valente! Assim como nós que estamos aqui nos recusando a jogar a toalha. Somos fruto de luta e união!!!

E a nós, torcedores (porque isso é a Paranautas, uma representação da diversidade daqueles que ostentam as três cores de nosso estandarte), fica o compromisso de pelejarmos continuamente para que o Paraná Clube se torne melhor para todos. Para vocês, para os próximos atletas que vestirão essa camisa, para as próximas gestões, e principalmente para as centenas de milhares de apaixonados de sua torcida mundo afora, dos mais velhos aos recém-nascidos. 

Pois este sim, o verdadeiro patrimônio de um time de futebol (em nosso caso, às vezes tão ou mais maltratado e deixado de lado do que a própria estrutura física do Paraná Clube), jamais poderá ser desfeito. 

Atenciosamente, 

Paranautas.com



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play

8 thoughts on “Carta Aberta ao Elenco e Comissão Técnica do Paraná

  1. Excelente, Parabéns Verdadeiro Paranista Um abraço grande do velho professor Miranda e com muita honra ex-presidente

  2. Faço minhas palavras de vocês! Torcedora apaixonada, seguindo os passos do meu pai, grande torcedor do Ferroviario. Fui a todos os jogos em 2018, sofri muito, mas jamais desisti!

  3. Apoio totalmente o posicionamento e a manifestação da Paran@utas, uma facção de torcida que vi nascer. O momento é de apoiar, sim. Contudo, desde já é necessário se posicionar pelo impeachment do presidente do clube, por comprovada incapacidade administrativa. Também é momento de formar um grupo de apoio, unindo Paranistas comprometidos em não permitir mais tantos equívocos de gestão quanto os que foram cometidos até aqui. E também de identificar lideranças capazes de tirar o Paraná desta delicada situação em que se encontra.

    1. Amigo Josias Lacour, realmente essa gestão atual não mostrou nada de positivo e o cenário que se avizinha para o nosso clube não é nada bom, haja visto que a Série C não tem cotas de televisão e a visibilidade é bem menor, o que afugenta patrocinadores. Nós, torcedores de verdade, teremos que mostrar força para podermos superar mais esse obstáculo. Mas, com pessoas do calibre do atual presidente no comando, as chances de sucesso se reduzem ainda mais. O pouco dinheiro que entra é muito mal usado em contratações ridículas de jogadores muito abaixo do nível do clube. Vamos apoiar esse grupo atual até quando ainda existirem chances de salvação, mas sabemos que o futebol apresentado por eles nessas últimas partidas não nos dão muita esperança. Infelizmente, temos que nos conformar com essa queda eminente e pensar desde já nas melhores opções para o ano que vem. A passagem pela Terceirona tem que ser breve.

  4. Já era. O Paraná deveria se confirmar e jogar a suburbana. Não existe mais espaço para o clube. Acabou. Não tem nem a mágica de uma América-RJ. Acabou.

  5. Concordo plenamente com o posicionamento da parasitas,pois somos uma família que aprendemos a torcer pelo Ferroviário e gostaríamos que pessoas com capacidade técnica e não financeiras para seu bolso,unisse os tricolores nesta hora difícil e recolocar o tricolor novamente nos trilhos e fora Leonardo já provou que não tem competência e ainda por cima recebe muito pelo que fez até agora pelo tricolor.

  6. Excelente.
    Os jogadores não desaprenderam o que sabem, são os mesmos que mantiveram no G4 no início do campeonato, foco e fazer o que sabe, principalmente chutar mais.
    Apoio.

Comments are closed.