30 anos do primeiro nacional

📷 Blog Edição dos Campeões/Arquivo/James Skroch

O dia 9 de fevereiro marca a estreia do Paraná Clube na 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. O Tricolor venceu por 4 a 0 a equipe do Operário (MT).

No dia 8 de abril o Paraná Clube vence a equipe do Londrina por 2 a 1 no Estádio Couto Pereira e conquista a vaga para a série A, em 1993. O fato triste da partida foi o falecimento da esposa do goleiro Luis Henrique, que passou mal nas sociais do estádio e faleceu ainda na ambulância.

Na semifinal do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube enfrentou a equipe do Santa Cruz (PE) e venceu os dois jogos pelo placar de 2×1.

Paraná Clube x Vitória disputaram a grande final. Na primeira partida, disputada no dia 5 de julho no Estádio do Pinheirão, novamente a equipe da Vila Capanema venceu seu adversário por 2 a 1.

No dia 11 de julho, os dois times voltavam a se enfrentar, agora no Estádio da Fonte Nova, diante de um público de mais de 60 mil torcedores apoiando a equipe do Vitória. O gol do título paranista saiu aos 8 minutos do 2° tempo, através do artilheiro Saulo. Com essa vitória, a equipe do Paraná Clube conquistava o seu primeiro título nacional.

Saulo terminou o Campeonato Brasileiro da Série B como artilheiro, marcando 12 gols.

Entre fevereiro e julho de 1992, o Paraná jogou a segunda divisão pela segunda vez em sua curta história. A campanha de 13 vitórias, 15 empates e somente duas derrotas (Criciúma e Londrina) resultou no acesso e taça inédita.



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play